Filtração, reabsorção e secreção

Este post é a transcrição da videoaula publicada em nosso canal do YouTube "FUNÇÕES RENAIS BÁSICAS: FILTRAÇÃO, REABSORÇÃO E SECREÇÃO".

TRANSCRIÇÕESSISTEMA RENAL

Mirian Kurauti

9/9/20246 min read

Filtração, reabsorção e secreção, essas são as três funções básicas dos rins. Mas, o que é filtração, reabsorção e secreção? Qual a importância desses processos? Nesse vídeo, a gente vai responder essas duas perguntas e ainda explicar qual a relação desses processos com a excreção renal de várias substâncias diferentes.

E aí pessoal, tudo bem com vocês?

Bom, pra você que tá chegando agora e ainda não me conhece, eu sou Mirian Kurauti aqui do canal MK Fisiologia, um canal que tem como principal objetivo descomplicar a fisiologia humana. Porque como eu sempre digo, fisiologia não precisa ser difícil. Então se você tá precisando entender de verdade a fisiologia, já se inscreve no canal e ative as notificações pra você não perder os próximos vídeos que a gente postar por aqui.

Agora bora falar sobre as funções renais básicas?

No vídeo anterior, a gente fez uma introdução à fisiologia do sistema renal, e a gente viu que os rins tem várias funções: excreção de substâncias, regulação do volume dos líquidos corporais, regulação da osmolaridade dos líquidos corporais, regulação do pH, ou melhor, do equilíbrio ácido-base, além de algumas funções endócrinas.

Com exceção das funções endócrinas, praticamente todas as funções dos rins dependem das três funções renais básicas:

  1. Filtração, ou pra ser mais preciso, filtração glomerular, que é o movimento de água e outras substâncias que tão passando nos capilares glomerulares, em direção ao espaço de Bowman;

  2. Reabsorção, que é o movimento de água e outras substâncias que foram filtrados e tão passando no lúmen dos túbulos, em direção aos capilares peritubulares, voltando pra circulação sanguínea;

  3. E secreção, que é o movimento de água e outras substâncias que não foram filtrados e tão passando nos capilares peritubulares, em direção ao lúmen dos túbulos.

Tá, então a gente já sabe o que é filtração, reabsorção e secreção. Mas agora eu pergunto:

-Qual a importância desses três processos?

Pra entender a importância desses processos, lembre-se que a cada dia os rins podem filtrar cerca de 180 litros de líquido. Ou seja, a cada dia um volume de 180 litros de líquido deixa o sangue que passa nos capilares glomerulares, e entram na cápsula de Bowman dos néfrons.

Pensa só, 180 litros de líquido sendo filtrados por dia, é muito líquido!

Mas, será que todos esses litros de líquido que entram na cápsula de Bowman são eliminados, ou melhor, são excretados do organismo todos os dias?

Claro que não, imagine você eliminando 180 litros de urina todos os dias? Ia viver no banheiro, né?

Na verdade, a quantidade média de urina eliminada por dia é de apenas 1 litro e meio. Isso porque 99 % do líquido filtrado na cápsula de Bowman é reabsorvido nos túbulos dos néfrons.

Mas aí você pode tá se perguntando:

-Ué, se a gente vai reabsorver praticamente tudo de volta, pra quê filtrar um volume tão grande?

Pra responder essa pergunta, pense em uma substância A que depende apenas da filtração glomerular pra ser excretada. Ou seja, essa substância é filtrada, mas não é nem reabsorvida e nem secretada, portanto, sua excreção é igual à filtração. Quanto maior o volume filtrado, maior será a quantidade de substância A filtrada, e maior será a excreção dessa substância.

Portanto, se o volume filtrado por dia não fosse tão alto, o organismo não daria conta de eliminar rapidamente essa substância, e ela poderia se acumular no organismo, levando à perda da homeostase da concentração dessa substância.

-Tá a filtração eu entendi professora, é importante pra eliminar rapidamente substâncias que precisam ser eliminadas do organismo, mas e a reabsorção?

Preste atenção, a reabsorção é importante pra recuperar substâncias que o organismo não pode ficar perdendo, como água e nutrientes, por exemplo.

-Como assim?

Lembre-se que diariamente, 180 litros de líquido são filtrados, e entram na cápsula de Bowman dos néfrons. Isso é praticamente 180 litros de água!

Imagine se tudo isso fosse excretado, a gente teria que beber cento e oitenta litros de água todo dia pra manter a homeostase desse líquido no corpo.

Por isso, a água é uma substância que é filtrada, mas a maior parte é reabsorvida, e não é secretada. A sua excreção, então é determinada tanto pela filtração como pela reabsorção. E se eu quiser regular a excreção de água, eu posso regular a filtração e a reabsorção.

Além disso, outras substâncias pequenas e hidrofílicas, isto é, que gostam de água, ou seja, que se diluem muito bem em meio aquoso, são filtrados junto com a água, como por exemplo, a glicose.

Essa substância, é uma importante fonte de energia, e diferente da água que precisa tá presente na urina, pois ela é o solvente que vai diluir as substâncias hidrofílicas que precisam ser excretadas na urina, a glicose, não precisam tá presente na urina, e por isso, geralmente toda glicose que é filtrada, é reabsorvida e volta pra circulação sanguínea.

Então, não se esqueça que a reabsorção é importantíssima pra evitar a perda de substâncias importantes pro organismo, como por exemplo água e nutrientes.

E pra finalizar, a secreção é importante pra aumentar a excreção de substâncias específicas.

-Como assim?

Imagine que agora, a substância D, é uma substância que é filtrada, não é reabsorvida, mas ela é secretada. Ao passar pelos capilares glomerulares, uma parte dessa substância pode ser filtrada. E a outra parte ainda fica no sangue e segue pros capilares peritubulares.

Porém, pra essa substância D existem mecanismos específicos que podem selecionar essa substância e transportar ela pro lúmen dos túbulos, e agora aquela parte que não tinha sido filtrada, é secretada e pode ser excretada na urina.

Isso aumenta a excreção dessa substância. Pois, se ela tivesse só sido filtrada e não secretada, demoraria um pouco mais pra excretar tudo, pois a parte que não fosse filtrada, teria que voltar pro coração pra depois voltar de novo nos rins, pra ser filtrada. Mas graças a secreção, isso não é necessário, e a substância acaba sendo excretada na primeira passagem pelos rins.

Agora que você sabe o que é filtração, reabsorção e secreção e qual a importância desses processos, nos próximos vídeos a gente vai detalhar todos esses processos, começando pela filtração glomerular, explicando como esse processo ocorre e como ele pode ser regulado. Não perca!

E aí gostou do vídeo? Se gostou, comenta aí embaixo e compartilha com aquele seu amigo que também tá precisando estudar esse conteúdo.

E se você gostou muito, mas muito mesmo, e quiser contribuir ainda mais com o canal, considere se tornar membro do canal, isso vai ajudar muito a gente continuar produzindo cada vez mais vídeos por aqui, e você ainda pode ter benefícios exclusivos pra você arrasar na fisiologia. Clique no botão seja membro e confira os benefícios.

Bom, a gente vai ficando por aqui, qualquer dúvida, pode deixar aí nos comentários que a gente tenta responder, beleza? A gente se vê num próximo vídeo, abraço!

Sobre a autora

Mirian Ayumi Kurauti é apaixonada pela fisiologia humana, com uma trajetória acadêmica admirável. Ela se formou em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Fisiologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e ainda atuou como pesquisadora de pós-doutorado na mesma instituição. Além disso, já lecionou fisiologia humana na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e biologia celular na UEL. A sua última experiência como professora de fisiologia humana foi na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Fundadora da MK Educação Digital Ltda (MK Fisiologia), atualmente, Mirian é a mente criativa por trás de todos os conteúdos publicados nas redes sociais da empresa.

Apaixonada pela docência, Mirian adora dar aulas de fisiologia humana, mas de um jeito mais descontraído e se diverte muito ensinando. Ela está sempre buscando aprender algo novo não só sobre fisiologia, mas sobre qualquer coisa sobre a vida, o universo e tudo mais. Por isso, é uma consumidora compulsiva de conteúdos de divulgadores científicos. Nas horas vagas, você pode encontrá-la na piscina, treinando e participando de competições de natação. Para Mirian, a vida só tem graça, se ela tiver desafios a serem superados. Hoje, o seu maior desafio é ajudar o maior número de estudantes a entender de verdade a fisiologia humana, principalmente através de suas videoaulas publicadas no canal do YouTube MK Fisiologia.

Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia
Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia