Por que a comida pode sair pelo nariz?

Neste post você vai descobrir como a comida que você coloca na boca pode sair pelo nariz.

CURIOSIDADES

Mirian Kurauti

7/26/20243 min read

Você provavelmente já viu algum vídeo em que um bebê ou uma criança está comendo alguma coisa (provavelmente macarrão) e aí ela espirra e a comida sai pelo nariz. Aliás, isso já pode ter acontecido com você mesmo, né?

"Mas por que isso acontece?"

Bom, a resposta para essa pergunta está na anatomia e fisiologia do nosso organismo.

Se eu pegar uma pessoa e cortar ela no meio (calma que é só pra você entender a imagem a seguir) a gente consegue ver a anatomia da cavidade oral e da cavidade nasal, ou seja, a gente consegue ver como é dentro da nossa boca e como é dentro do nosso nariz.

Observe na imagem a cavidade nasal e a cavidade oral. Repare que elas estão separadas por uma estrutura que a gente chama de palato.

cavidade nasal e cavidade oral
cavidade nasal e cavidade oral

Agora observe também que uma parte do palato tem osso e é chamado de palato duro (porque é duro?) e a outra parte não tem osso e é chamado de palato mole (porque é mole?). O palato mole não tem osso mas tem músculo, então ele pode se movimentar para trás em direção ao fundo da garganta e para frente em direção ao céu da boca.

Quando estamos comendo, o palato mole se movimento para trás e bloqueia essa pequena passagem que existe entre a cavidade oral e nasal evitando a passagem de alimento da boca para o nariz.

Mas se a gente espirra ao mesmo tempo que a gente está comendo, o palato mole pode se movimentar para frente e liberar a passagem que existe entre a boca e o nariz. E quando a gente espirra, o ar que vem dos pulmões, passa pela nossa garganta com uma certa pressão que pode ajudar o alimento da sua boca a subir para o nariz. E é por isso que às vezes, o que você colocou na boca, pode sair pelo nariz!

Espero que você tenha gostado desse post. Se você gostou, compartilhe com seus amigos que também gostam de curiosidades como essa.

A gente se vê num próximo post, abraço!

palato duro e palato mole
palato duro e palato mole

Sobre a autora

Mirian Ayumi Kurauti é apaixonada pela fisiologia, com uma trajetória acadêmica admirável. Ela se formou em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e ainda atuou como pesquisadora de pós-doutorado na mesma instituição. Além disso, já lecionou fisiologia humana na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e biologia celular na UEL. Atualmente, é professora de fisiologia humana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a mente criativa por trás do MK Fisiologia.

Apaixonada pela docência, Mirian adora dar aulas de fisiologia, mas de um jeito mais descontraído e se diverte muito ensinando fisiologia. Ela está sempre buscando aprender algo novo não só sobre fisiologia, mas sobre qualquer coisa sobre a vida, o universo e tudo mais. Por isso, é uma consumidora compulsiva de conteúdos de divulgadores científicos. Nas horas vagas, você pode encontrá-la na piscina, treinando e participando de competições de natação. Para Mirian, a vida só tem graça, se ela tiver desafios a serem superados. Hoje, o seu maior desafio é ajudar o maior número de estudantes a entender de verdade a fisiologia humana.

Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia
Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia