INTRODUÇÃO SISTEMA NERVOSO: Funções básicas do Sistema Nervoso

Este post é a transcrição da videoaula publicada em nosso canal do YouTube "[#1] INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO: FUNÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA NERVOSO".

TRANSCRIÇÕESSISTEMA NERVOSO

Mirian Kurauti

7/24/20245 min read

Tá precisando estudar a fisiologia do sistema nervoso, mas não sabe por onde começar? Então fica nesse vídeo que a gente vai começar a fazer uma introdução à fisiologia do sistema nervoso.

E aí pessoal, tudo bem com vocês?

Eu sou Mirian Kurauti, professora, mestre, doutora e criadora do canal MK Fisiologia, um canal que tem como principal objetivo descomplicar a fisiologia humana. Então se você tá precisando entender de verdade a fisiologia, já se inscreve no canal e ative as notificações pra você não perder os próximos vídeos que a gente postar por aqui.

Agora bora começar a nossa introdução à fisiologia do sistema nervoso?

Bom, para começar a estudar o sistema nervoso a gente precisa pelo menos saber que o principal objetivo desse sistema é manter a homeostase ou homeostasia, ou seja, é manter as condições do organismo dentro de determinados limites necessários pra manutenção da vida.

E quando a gente fala em manter as condições do organismo dentro de determinados limites, a gente fala em manter, por exemplo, a temperatura corporal e a concentração de água e nutrientes nos líquidos corporais, dentro de um intervalo de valores necessários pra sobrevivência das células.

Para isso, o sistema nervoso controla todos os demais sistemas do organismo, como por exemplo o sistema musculoesquelético, cardiovascular, respiratório, renal e digestório.

E para controlar todos esses demais sistemas do organismo, o sistema nervoso realiza 3 funções básicas:

  1. primeiro, ele é capaz de detectar e receber informações sobre o ambiente interno e externo do organismo;

  2. segundo, ele capaz de integrar e processar essas informações sobre o ambiente interno e externo do organismo;

  3. e terceiro, ele é capaz de comandar repostas adequadas de acordo com as informações processadas sobre o ambiente interno e externo do organismo.

Por exemplo, em um dia muito quente, a sua temperatura corporal pode aumentar e sair do intervalo de valores necessário pra sobrevivência do organismo. O sistema nervoso então detecta e recebe a informação do ambiente interno, isto é, a informação sobre a elevada temperatura corporal, e em seguida, integra e processa essa informação, para então comandar uma resposta adequada, como por exemplo, estimular a produção de suor pelas glândulas sudoríparas para promover o resfriamento do corpo, e assim manter a temperatura corporal quase constante, em homeostase, dentro de um intervalo de valores necessário para vida.

Outro exemplo do sistema nervoso realizando suas três funções básicas pode acontecer quando você encontra um escorpião na sua casa. Essa informação do ambiente externo é detectada e recebida pelo sistema nervoso, o qual também integra e processa essa informação juntamente com outras informações guardadas no sistema nervoso. E a partir desse processamento, o sistema nervoso comanda uma resposta adequada, como por exemplo, fugir do escorpião já que ele é uma ameaça à vida do organismo.

Então, não se esqueça que essas são as três funções básicas do sistema nervoso: detectar e receber informações, integrar e processar essas informações e comandar uma resposta adequada de acordo com as informações recebidas sobre o ambiente interno ou meio interno, isto é, sobre o que acontece dentro do organismo, e também sobre o ambiente externo ou meio externo, isto é, sobre o que acontece fora do organismo.

"Tá professora, mas o sistema nervoso só realiza essas três funções básicas?"

Claro que não, o sistema nervoso pode realizar outras funções mais complexas, como por exemplo, armazenamento de informações o que a gente chama de memória, mas pra começar a estudar a fisiologia do sistema nervoso, a gente pode focar primeiro nessas três funções básicas, para depois tentar entender outras funções mais complexas do sistema nervoso, beleza?

"Beleza professora, mas então como exatamente o sistema nervoso realiza essas três funções básicas?"

Bom, para responder como o sistema nervoso consegue detectar e receber informações do meio interno e externo, integrar e processar essas informações, e por fim comandar respostas adequadas, a gente precisa falar sobre as menores unidades funcionais desse sistema.

Então lembre-se que o sistema nervoso, como todo sistema do organismo é formado por órgãos, no caso, encéfalo e medula espinal os quais dão origem aos nervos cranianos e espinais do sistema nervoso.

Esses órgãos são formados por tecidos, e no caso do sistema nervoso, a gente tem um tecido especializado, o tecido nervoso, o qual é formado por células especializadas, as células da glia também chamadas de células gliais, gliócitos ou neuróglia, e as células nervosas, mais conhecidas como neurônios.

Dentre esses dois tipos de células, quem de fato é capaz de realizar as três funções básicas do sistema nervoso, isto é, detectar e receber informações do meio interno e externo, integrar e processar essas informações e comandar respostas adequadas, são os neurônios, e por isso esse tipo de célula é considerada a unidade funcional básica do sistema nervoso.

Então no próximo vídeo, a gente fala mais sobre a unidade funcional básica do sistema nervoso, os neurônios, para entender como eles são capazes de realizar as três funções básicas desse sistema.

E aí, gostou do vídeo? Se gostou não esquece de curtir e compartilhar com aquele seu amigo que também tá precisando estudar esse conteúdo.

E se você já me acompanha por aqui, já sabe que você pode se tornar membro do canal e ter benefícios exclusivos, mas talvez o que você não sabe é que agora a gente tem um site onde você pode adquirir os nossos slides pra você fazer as suas anotações enquanto assiste as videoaulas. Vai lá dar uma olhada nos slides que já tão disponíveis e também nos e-books com questões comentadas pra você arrasar na fisiologia. Vou deixar o link do nosso site aqui na descrição do vídeo.

Bom, a gente vai ficando por aqui. Qualquer dúvida pode deixar aí nos comentários que a gente tenta responder, beleza? A gente se vê num próximo vídeo. Abraço!

Sobre a autora

Mirian Ayumi Kurauti é apaixonada pela fisiologia, com uma trajetória acadêmica admirável. Ela se formou em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e ainda atuou como pesquisadora de pós-doutorado na mesma instituição. Além disso, já lecionou fisiologia humana na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e biologia celular na UEL. Atualmente, é professora de fisiologia humana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a mente criativa por trás do MK Fisiologia.

Apaixonada pela docência, Mirian adora dar aulas de fisiologia, mas de um jeito mais descontraído e se diverte muito ensinando fisiologia. Ela está sempre buscando aprender algo novo não só sobre fisiologia, mas sobre qualquer coisa sobre a vida, o universo e tudo mais. Por isso, é uma consumidora compulsiva de conteúdos de divulgadores científicos. Nas horas vagas, você pode encontrá-la na piscina, treinando e participando de competições de natação. Para Mirian, a vida só tem graça, se ela tiver desafios a serem superados. Hoje, o seu maior desafio é ajudar o maior número de estudantes a entender de verdade a fisiologia humana.

Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia
Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia