
Introdução à Fisiologia do Sistema Cardiovascular
Este post é a transcrição da videoaula publicada em nosso canal do YouTube "INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR".
TRANSCRIÇÕESSISTEMA CARDIOVASCULAR
Mirian Kurauti
9/4/20249 min read
E aí pessoal, tudo bem com vocês?
Nesse vídeo a gente vai começar a falar sobre a fisiologia do sistema cardiovascular, fazendo uma introdução sobre esse conteúdo.
Bom, pra quem tá chegando agora e ainda não me conhece, eu sou Mirian Kurauti aqui do canal MK Fisiologia, um canal que tem como principal objetivo descomplicar a fisiologia humana. Por que como eu sempre digo, fisiologia não precisa ser difícil! Então se você tá precisando entender de verdade a fisiologia, já se inscreve no canal e ative as notificações pra você não perder os próximos vídeos que a gente postar por aqui.
Agora sem mais delongas, bora começar a estudar a fisiologia do sistema cardiovascular?
Bom, então pra começar, lembre-se que a função primordial do sistema cardiovascular é transportar e distribuir oxigênio (O2) e nutrientes pras células, e coletar dessas células o dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), além de outros produtos do metabolismo que precisam ser removidos dessas células, os resíduos metabólicos.
Pra isso, o sistema cardiovascular é formado basicamente por uma bomba geradora de pressão, o coração; tubos pra distribuição e coleta, os vasos sanguíneos, no caso, artérias, arteríolas, vênulas e veias, além de vasos sanguíneos especiais, os capilares, que permitem trocas de gases, nutrientes e resíduos metabólicos entre os tecidos e o sangue, que é um tipo de tecido que também faz parte do sistema cardiovascular.
Esse tecido que circula dentro desse sistema, transporta não apenas gases, nutrientes e resíduos metabólicos, mas também várias substâncias, como por exemplo os hormônios; várias moléculas como por exemplo os anticorpos; e várias células do sistema de defesa ou sistema imunológico, os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos.
Ou seja, embora a função primordial do sistema cardiovascular é o transporte de oxigênio, nutrientes, gás carbônico e resíduos metabólicos, esse sistema também transporta hormônios, participando da comunicação endócrina entre as células; anticorpo e células do sistema imunológico, participando da defesa do organismo; além de transportar energia térmica, ou seja, o calor, participando da regulação térmica do organismo.
Aliás, pelo fato de o sistema cardiovascular transportar água e inúmeros solutos, esse sistema participa da regulação da concentração tanto da água como desses inúmeros solutos. Ou seja, o sistema cardiovascular é fundamental pra homeostase de vários parâmetros do organismo.
Enfim, todas essas funções do sistema cardiovascular dependem basicamente da circulação do sangue através desse sistema. Então, o que a gente precisa estudar primeiro, dentro da fisiologia do sistema cardiovascular, é basicamente como o sangue circula.
Só que pra entender a circulação sanguínea, a gente precisa pelo menos conhecer a histologia e a anatomia do coração e dos vasos sanguíneos.
Então lembre-se, o coração fica localizado na cavidade torácica, no mediastino, uma região entre os pulmões que se estende desde a primeira costela até o diafragma, e desde o esterno até a coluna vertebral, sendo que no mediastino, o coração se encontra mais deslocado pro lado esquerdo.
O coração é envolto pelo pericárdio fibroso e seroso, sendo que o seroso apresenta uma lâmina parietal e uma lâmina visceral. E entre essas duas lâminas, existe uma cavidade que é preenchida por um líquido, o líquido pericárdico, o qual é importante para lubrificar e diminuir o atrito entre as camadas do pericárdio que acontece durante os batimentos cardíacos.
A parede do coração, é formada pelo epicárdio, tecido conjuntivo; miocárdio, tecido muscular estriado cardíaco; e endocárdio, tecido epitelial que reveste o interior do coração e também dos vasos sanguíneos, um tecido epitelial que a gente chama de endotélio.
O coração é dividido em quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos, direito e esquerdo. O átrio direito recebe um sangue pobre em oxigênio, principalmente, da veia cava superior, que traz o sangue vindo da cabeça e dos membros superiores, ou seja, das mãos e dos braços; e da veia cava inferior que traz o sangue vindo do tronco e dos membros inferiores, ou seja, dos pés e das pernas.
Do átrio direito, o sangue passa pro ventrículo direito através da valva atrioventricular direita chamada de valva tricúspide. É a partir desse ventrículo que o sangue é ejetado para o tronco pulmonar através da valva semilunar pulmonar.
O tronco pulmonar se divide então em artérias pulmonares direita e esquerda, iniciando o trajeto da circulação pulmonar ou pequena circulação.
Uma observação importante aqui, é que as artérias pulmonares são representadas na cor azul, porque o sangue aqui ainda é pobre em oxigênio, beleza?
Continuando, as artérias pulmonares então se ramificam em artérias cada vez menores até formar as arteríolas que se ramificam formando redes de capilares sanguíneos, os capilares pulmonares, vasos bem fininhos que irrigam os alvéolos pulmonares. É nesses capilares que ocorrem as trocas gasosas. O gás carbônico passa pro ar alveolar e o oxigênio passa pro sangue.
O sangue agora rico em oxigênio vai passando dos capilares pulmonares pras vênulas que vão se juntando pra formar veias cada vez maiores até formar as quatro veias pulmonares que são representadas na cor vermelha, pois carregam sangue rico em oxigênio.
Essas quatro veias desembocam no átrio esquerdo, finalizando a circulação pulmonar.
Do átrio esquerdo agora o sangue passa pro ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda chamada de valva bicúspide ou valva mitral. E é a partir desse ventrículo que o sangue é ejetado pra artéria aorta através da valva semilunar da aorta, iniciando o trajeto da grande circulação ou circulação sistêmica.
A artéria aorta vai se ramificando em vasos cada vez menores até que ao chegar nos órgãos as artérias podem se ramificar formando arteríolas e essas arteríolas podem se ramificar formando as redes de capilares sanguíneos, os capilares teciduais.
É nesses capilares que o oxigênio e os nutrientes podem sem retirados do sangue, e o gás carbônico e os resíduos metabólicos produzidos pelas células dos tecidos podem ser adicionados ao sangue.
-O oxigênio a gente sabe de onde vêm, mas e os nutrientes?
Pra responder essa pergunta, basta lembrar que em alguns órgãos, nutrientes podem ser adicionados ao sangue, como por exemplo no intestino e em alguns órgãos que armazenam nutrientes como o fígado e o tecido adiposo que não tá representado aqui nessa imagem.
Por outro lado, em outros órgãos, os resíduos metabólicos podem ser retirados do sangue, como por exemplo nos rins e também no fígado.
Bom, depois de passar pelos capilares teciduais, o sangue pobre em oxigênio, mas não necessariamente pobre em nutrientes, segue pras vênulas que vão se juntando para formar vasos cada vez maiores, as veias.
No final, são formadas duas grandes veias, as veias cavas superior e inferior que desembocam no átrio direitos, finalizando a circulação sistêmica.
Então concluindo a circulação pulmonar e a circulação sistêmica, lembre-se que é através da circulação pulmonar que o sangue ganha oxigênio e perde gás carbônico, e é através da circulação sistêmica que o sague ganha nutrientes e perde resíduos metabólicos. Esses processos são fundamentais pra que o sistema cardiovascular continue distribuindo e removendo esses gases, nutrientes e resíduos metabólicos para todos os tecidos e de todos os tecidos do corpo.
Além disso, lembre-se também que a circulação pulmonar e a circulação sistêmica só é possível graças a uma bomba, ou melhor, duas bombas, o coração direito formado pelo átrio e ventrículo direito que bombeia o sangue pra circulação pulmonar, e o coração esquerdo que bombeia o sangue pra circulação sistêmica.
Por isso, ao estudar a fisiologia do sistema cardiovascular, primeiro a gente estuda a fisiologia do coração, como é gerado os potenciais de ação no coração, como esses potenciais causam a contração do músculo estriado cardíaco, e como o sangue é bombeado.
Depois, a gente estuda como o sangue flui pelos vasos sanguíneos, e aqui vai ser importante conhecer a histologia de cada tipo de vaso, focando nos vasos da circulação sistêmica, pra só então conseguir entender como o sangue é distribuído entre os órgãos do corpo e o que acontece com o sangue quando ele chega nos capilares teciduais.
E por fim, mas não menos importante a gente estuda a pressão sanguínea dentro das artérias, ou seja, a pressão arterial, qual a sua importância no organismo e como ela pode ser controlada.
Nessa playlist que eu vou deixar aqui no card (ou aqui), na descrição e no comentário fixado desse vídeo, você pode conferir todas as videoaulas sobre a fisiologia do sistema cardiovascular que a gente já tem no canal. Mas fique atento que a gente ainda vai fazer muito mais videoaulas. Então se você não quiser perder as próximas videoaulas, já se inscreve no canal e ative as notificações pra você não perder os nossos próximos vídeos.
Bom, a gente vai ficando por aqui. Não esquece de curtir e compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que também tá precisando estudar esse conteúdo.
E qualquer dúvida que tenha ficado, pode deixar aí nos comentários que a gente tenta responder, beleza? A gente se vê num próximo vídeo. Abraço!


Sobre a autora
Mirian Ayumi Kurauti é apaixonada pela fisiologia humana, com uma trajetória acadêmica admirável. Ela se formou em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Fisiologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e ainda atuou como pesquisadora de pós-doutorado na mesma instituição. Além disso, já lecionou fisiologia humana na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e biologia celular na UEL. A sua última experiência como professora de fisiologia humana foi na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Fundadora da MK Educação Digital Ltda (MK Fisiologia), atualmente, Mirian é a mente criativa por trás de todos os conteúdos publicados nas redes sociais da empresa.
Apaixonada pela docência, Mirian adora dar aulas de fisiologia humana, mas de um jeito mais descontraído e se diverte muito ensinando. Ela está sempre buscando aprender algo novo não só sobre fisiologia, mas sobre qualquer coisa sobre a vida, o universo e tudo mais. Por isso, é uma consumidora compulsiva de conteúdos de divulgadores científicos. Nas horas vagas, você pode encontrá-la na piscina, treinando e participando de competições de natação. Para Mirian, a vida só tem graça, se ela tiver desafios a serem superados. Hoje, o seu maior desafio é ajudar o maior número de estudantes a entender de verdade a fisiologia humana, principalmente através de suas videoaulas publicadas no canal do YouTube MK Fisiologia.



Siga-nos nas redes
© 2024 MK Fisiologia. Todos os direitos reservados.