Dica para ESTUDAR e ENTENDER fisiologia humana

Comece a estudar fisiologia humana do jeito certo! Este post é baseado no vídeo "Dica para estudar e entender fisiologia humana" publicado em nosso canal do YouTube.

DICAS

Mirian Kurauti

7/8/20244 min read

E aí pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje eu vim aqui dar uma dica importante pra ajudar quem quer não apenas aprender, mas também entender os conteúdos da fisiologia humana, disciplina básica, extremamente importante pra qualquer profissional da saúde.

Mas, antes de continuar lendo esse post, é preciso que você saiba o que é FISIOLOGIA HUMANA. Por isso eu recomendo muito assistir o vídeo abaixo, caso ainda não tenham assistido.

Se você já assistiu ou já sabe o que é fisiologia humana, bora pra dica que eu quero passar aqui pra você.

Então sem enrolação, a dica é muito simples, DOMINE O CONCEITO DE HOMEOSTASE!

Esse é o primeiro conceito apresentado em um curso de fisiologia humana e você deve realmente entender o que significa homeostase.

"Ah professora, eu nunca ouvi falar disso aí não!"

Pra quem não faz ideia do que significa homeostase, assista o vídeo que eu recomendei. Nesse vídeo, além de explicar o que é fisiologia, eu também explico o que significa homeostase.

Mas de forma resumida, na fisiologia, homeostase se refere a uma condição quase constante que o organismo precisa manter, pra sobreviver.

Por exemplo, a temperatura corporal precisa ser mantida dentro de um intervalo de valores para o bom funcionamento do organismo. Se a temperatura ficar abaixo ou acima desse intervalo de valores, o organismo pode entrar em hipotermia ou hipertermia, condições que, se mantidas por longo período, pode levar a morte.

A concentração de glicose no sangue, ou glicemia, também precisa ser mantida dentro de um intervalo de valores. Se a glicemia ficar abaixo ou acima desse intervalo de valores, o organismo pode entrar em hipoglicemia ou hiperglicemia.

A hipoglicemia, pode levar a morte em poucos minutos quando a glicemia diminui demais. Já a hiperglicemia, caracteriza o diabetes mellitus, e se não controlada, pode levar as complicações e até mesmo à morte.

Portanto, manter essas e outras variáveis do organismo dentro de um determinado intervalo de valores, isto é, mantê-las quase constante ou mantê-las em HOMEOSTASE, é necessário pra manter o organismo saudável, livre de doenças, ou seja, é necessário pra sobrevivência do organismo.

Dessa forma, quase todos os tecidos, órgãos e sistemas do organismo trabalham pra manter o organismo vivo, trabalham pra manter a homeostase.

Eu digo quase todos, pois os tecidos e órgãos do sistema reprodutor, trabalha, não pra sobrevivência do organismo, mas pra sobrevivência da espécie, já que é responsável pelas funções reprodutoras.

Se a fisiologia é o estudo do funcionamento do organismo, basicamente o que vocês devem entender inicialmente, é que o funcionamento de quase todos os sistemas do organismo (com exceção do sistema reprodutor) tem um objetivo em comum, manter a homeostase das variáveis do organismo como, por exemplo, a temperatura corporal e a glicemia.

Assim podemos dividir os sistemas orgânicos em sistemas homeostáticos e sistema reprodutor.

Dentro dos sistemas homeostáticos nós temos os sistemas que vão trabalhar pra manter a homeostase, pra manter o organismo vivo. E dentre esses sistemas nós temos, o sistema respiratório, cardiovascular, renal e digestório. São esses sistemas homeostáticos que vão pôr a mão na massa pra manter a homeostase das variáveis do organismo.

Mas pra isso, o funcionamento desses sistemas deve ser controlado. Pois muitas vezes, pra manter a homeostase de uma variável, outra variável pode ter sua homeostase perdida.

Por exemplo, em um dia muito quente, a temperatura corporal pode aumentar demais e sair da homeostase. Pra diminuir essa temperatura, as glândulas sudoríparas produzem suor, e o organismo acaba perdendo água, que depois pode ser reposta pela ingestão de líquidos.

Assim, muitas vezes o organismo deve priorizar a homeostase de uma variável mais urgente em detrimento de outra menos urgente.

"Mas quem decide a prioridade das variáveis do organismo?"

Quem decide isso, são os sistemas reguladores, os sistemas responsáveis pela regulação dos demais sistemas, no caso, os sistemas nervoso e endócrino, os quais comandam o funcionamento dos demais sistemas, seja através da liberação de neurotransmissores ou de hormônios.

Assim, tendo isso em mente, o estudo dos sistemas deve fazer mais sentido na fisiologia. Primeiro a gente estuda os sistemas reguladores, sistema nervoso e endócrino, depois estudamos o sistema reprodutor e os sistemas homeostáticos.

Essa visão geral, que eu quis trazer aqui pra você, é muito importante pra começar a estudar a fisiologia e espero que isso realmente te ajude a entender de vez os conteúdos dessa disciplina que, na minha opinião, é incrível.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos que também estão começando a estudar fisiologia. Aqui a gente tá sempre postando conteúdos sobre os mais variados temas da fisiologia.

Aqui embaixo eu deixo a versão desse post em vídeo caso queira compartilhar esse conteúdo nesse formato.

A gente se vê num próximo post, abraço!

Sobre a autora

Mirian Ayumi Kurauti é apaixonada pela fisiologia, com uma trajetória acadêmica admirável. Ela se formou em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez mestrado e doutorado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e ainda atuou como pesquisadora de pós-doutorado na mesma instituição. Além disso, já lecionou fisiologia humana na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e biologia celular na UEL. Atualmente, é professora de fisiologia humana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a mente criativa por trás do MK Fisiologia.

Apaixonada pela docência, Mirian adora dar aulas de fisiologia, mas de um jeito mais descontraído e se diverte muito ensinando fisiologia. Ela está sempre buscando aprender algo novo não só sobre fisiologia, mas sobre qualquer coisa sobre a vida, o universo e tudo mais. Por isso, é uma consumidora compulsiva de conteúdos de divulgadores científicos. Nas horas vagas, você pode encontrá-la na piscina, treinando e participando de competições de natação. Para Mirian, a vida só tem graça, se ela tiver desafios a serem superados. Hoje, o seu maior desafio é ajudar o maior número de estudantes a entender de verdade a fisiologia humana.

Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia
Foto da autora do post Mirian Ayumi Kurauti criadora do MK Fisiologia